Sem categoria

A fé que governa o tempo – feliz 2024

Na fé ancestral africana, Iroko é quem governa o tempo. O tempo, esse que corre fugidio das nossas mãos assim como para e finca raízes. No evangelho o tempo é o próprio Cristo nascido, morto e ressuscitado, o tempo no próprio corpo. O tempo que é vida em movimento.

O tempo que nos é surrupiado, o tempo que passa, o tempo que gira e nos faz parecer que sempre há uma chance a mais. Quem melhor fala de tempo nos textos bíblicos provavelmente foi Eclesiastes; Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem (…) Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida (…) O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi. Futuro e passado dizem que olhar para a frente é olhar para os que já estavam.

Nas areias a beira mar, os corpos celebram na fé, lado a lado, o renovo da esperança e o mar a todas as vozes recebe. Pois, nos versos do compositor, “Na beira do mar, o bem, é o mar que carrega com a gente”.

Que neste dia de grande beleza e esperança, ecoe esse pequeno desejo: que a gente recupere o direito ao tempo que nos é roubado, e que vivamos e celebremos o tempo, ou melhor, os muitos tempos que conseguimos viver no tempo. Como o rio que nasce, cresce, se espalha, vira vapor, vira chuva, alimenta terras, desemboca na foz e se transmuta em parte de oceano e parte volta para a nascente. Que a vida seja esse grande ciclo complexo chamado tempo, do qual, nenhum de nós conseguirá assumir a totalidade, pois somos meros grãos de areia na imensidão do universo que a gente respeita e contempla sem precisar ter as rédeas do controle. “Não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros”.

Mesmo que a vida seja instável, como toda vida é, a gente vai navegando junto, lado a lado, ainda que por fora tudo pareça antagônico, lá no fundo a fé que nos move há de ser a mesma, e já que cito mil poetas, pq não parafrasear mais um e desejar a todos que recebam todas as cores desta vida e todos os sorrisos que puderem sorrir. Feliz 2024.

imagem: umbandistas e pentecostais na praia, ano novo 2024.

Standard

Deixe um comentário